Pin It button on image hover

Receitinha do Domingo - Calcinha crochê



Encontrei no blog da amiga Lanna Pimentel este pap bem legal de calcinhas de crochê. É bem explicativo e fica super fácil de fazer.


1- Fazer 18 correntinhas + 3 para virar. Depois fazer18 pontos altos, no total 19 com as 3 correntinhas do final como mostra a figura abaixo


2- Fazer 18 carreiras de ida e volta iguais a primeira.



3- Subir com 5 correntinhas, pular 2 pontos de base, fazer 1 ponto alto no terceiro ponto. Fazer 2 correntinhas, pular 2 pontos de base, fazendo 1 ponto alto no terceiro, sucessivamente até terminar. Fazer 2 carreiras no total dessa forma. Fazer 5 correntinhas pra subir, depois fazer 1 ponto alto no mesmo ponto que fez as 5 correntinhas, ficando como um triângulo. Continue como a carreira anterior, finalizando com este triângulo.


4- Seguir fazendo como no gráfico , lembrando de fazer, uma carreira sim e outra não de aumento no início e final da carreira.




Agora a parte de trás da calcinha.


1- Depois que terminar a parte da frente, arrematar a linha virando a peça e recomeçar na parte que iniciou o trabalho. Subir com 5 correntinhas, pular 2 pontos de base, fazer 1 ponto alto no terceiro ponto. Fazer 2 correntinhas, depois fazer 1 ponto alto no terceiro ponto de base, sucessivamente até terminar.


2-Aumentos: Fazer 5 correntinhas pra subir, depois fazer 1 ponto alto no mesmo ponto que fez as 5 correntinhas, ficando como um triângulo. Continue como a carreira anterior, finalizando com este triângulo. Subir com 5 correntinhas fazendo 1 ponto alto no terceiro ponto de base. fazer isso até terminar a carreira. Repetir os aumentos até completar 24 carreiras no total. Arrematar.


Ficará assim a parte das Costas:


Veja como ficou a calcinha Frente e Costas:





3- Passamanaria: Nas parte das pernas, fazer como o gráfico abaixo. Subir 4 correntinhas, fazer 1 ponto alto duplo no próximo ponto de base, 1 correntinha, pular 1 ponto de base, fazer 2 pontos altos duplos, e assim sucessivamente até terminar conforme demonstrado nas fotos abaixo:



4- Quando terminar fazer 96 correntinhas, prender no início da passamanaria que acabou de fazer.



5- Agora fazer a passamanaria na parte da cintura da mesma forma que foi feito na parte das pernas.


6- E agora fazer o acabamento. Subir 1 correntinha na corrente de base. Fazer 1 ponto baixo na mesma corrente, 4 correntinhas, pular 2 pontos de base, fazendo 1 ponto baixo no terceiro ponto de base, e assim sucessivamente até terminar onde começou arrematando. Fazer isso na parte das pernas e cinturas. Tome o cuidado de arrematar bem para que não desmanchar depois com o uso.



7- Colocar o elástico na passamanaria que fez ao redor da calcinha como se vê na foto da calcinha. Usei um elástico com acabamento parecido com cetim, daqueles que se fazem alças de sutiãs. Em lojas especializadas se encontram facilmente, ou até em armarinhos. Usei 2 tiras 40 cm para as pernas e 1 tira de 75 cm para a cintura. É necessário pespontar a união dos elásticos, para que não saia ao vestir. Se não tiver máquina de costura, pode costurar com agulha mesmo, desde que faça uma costura reforçada. Pesponte também em outras partes do elástico para que este fique mais firme. Compre ou faça lacinhos próprios de lyngerie.


Costure nas emendas.


Resultado é este acima.