Pin It button on image hover

Receitinha do Domingo -Almofadas de crochê

Hoje no dia internacional do crochê a nossa receitinha do domingo é bem especial. São duas lindas almofadas de crochê, são super fáceis de ser feitas e o resultado é maravilhoso.
FELIZ DIA INTERNACIONAL DO CROCHÊ PARA TODAS.

Criação: Coats Corrente
Execução: Aparecida Moretim Navas para Coats Corrente
Medidas: 43 cm de diâmetro cada

Material:

•Linha Camila Fashion (nov. de 500m): 1 nov. na cor BC (branco) e 1 nov. na cor 35 (rosa).
•Ag. niquelada para crochê Corrente nº 2 (1,75 mm).
•100x140 cm de tecido para decoração branco.
•50 x 100 cm de manta acrílica e mesma quantidade de tecido para forro.
•Linha Drima na cor BC (branco).
•Agulha Darning Corrente nº 9.
•3 m de viés rosa e mesma quantidade de cordão ou, 1,50 m de debrum pronto rosa.
•2 almofadas de enchimento de 42 cm de diâmetro.
Abreviaturas e pontos utilizados
•correntinha (corr.), ponto baixíssimo (p.bx.), ponto baixo (p.b.), meio ponto (m.p.), ponto alto (p.a.), ponto alto duplo (p.a.d.), ponto alto triplo (p.a.t.), picô: 3 corr., 1 p.bx. na 1ª corr.
•ag.: agulha, j.: juntos; nov.: novelo, p.: ponto; trab.: trabalhar, arrem.: arrematar 

Execução:

Crochê (almofada 1 e 2)
•Com a linha rosa, faça 6 corr., feche em círculo com 1 p.bx. e trab. as 1ª – 4ª carr. do diagrama (= motivo). Arrem. Prenda a linha branca num arco de corr. da 4ª carr. e trab. as 5ª – 12ª carr. conforme o diagrama. Arrem. Em seguida, faça 12 motivos com a linha rosa e una-os entre si e à parte central com p.bx., como mostra o diagrama. Por último, trab. as 13ª e 14ª carr. com a linha branca em toda a volta da peça. Reserve.
•Repita estes procedimentos para a outra almofada, invertendo as cores. 

Montagem da almofada:

•Faça dois moldes circulares em papel na medida do motivo mais 0,5 cm em toda a volta (= aprox. 42 cm de
diâmetro). Em seguida, num deles, meça 31 cm e corte (= aprox. 3/4 do círculo). Para a parte de trás da almofada, do tecido para decoração, corte duas peças no "semicírculo" maior, com 1 cm de folga em toda a volta. Faça uma bainha dupla de 1 cm nas bordas retas. Sobreponha essas duas partes avesso contra direito até formar o círculo novamente. Alinhave junto. Do tecido para decoração (= frente da almofada), do tecido para forro e da manta acrílica, corte um círculo na medida do molde inteiro mais 1 cm de folga em toda a volta. Prepare o debrum: abra o viés, encaixe o cordão no centro e dobre outra vez, alinhavando bem rente ao cordão. Junte as peças da seguinte forma: coloque a parte de trás sobre a mesa com o direito para cima e depois vá colocando as camadas como se segue: a parte da frente com o direito voltado para baixo, a manta acrílica, o debrum (com a borda do cordão voltado para dentro da almofada e de forma que o cordão fique a 1 cm da borda) e o forro, este com o direito voltado para cima. Alinhave todos os tecidos juntos para não deslocar. Passe uma costura a 1 cm da borda e rente ao cordão. Iguale as folgas e chuleie-as todas juntas. Abra o alinhavo da abertura e vire a almofada. Aplique o motivo na frente da almofada, com pontos à mão, prendendo a parte branca no alto da 9ª carr. e depois, a toda a borda
externa da última carr. Coloque a almofada de enchimento.
•Repita estes procedimentos para a outra almofada.

Dica :

•Como confeccionar uma almofada de enchimento: em tecido para forro, corte dois círculos de 44 cm de diâmetro.
Junte-os pelo direito, passe uma costura a 1 cm das bordas, deixando uma abertura para virar. Vire a almofada, coloque o enchimento feche a abertura com pontos à mão.

Gráfico e Montagem:

Clique nas imagens para ampliar.

7 comentários :

  1. Olá Roberta!
    Seu cantinho é lindo e aconchegante.
    Amei te visita.
    Infeliz mente não tenho a receita da bolsa e nem Gráfico.
    Onde peguei não tinha.(flickr)
    Obrigada pela visita , volte sempre.
    Abraços,
    Marli

    ResponderExcluir
  2. Oi Roberta, OLha eu de novo.
    Se você conseguir fazer, mostra para nos.
    Eu estou curiosa para saber como ela é feita.
    Obrigada colega.
    Abraços,
    marli

    ResponderExcluir
  3. Roberta, seu blog é tudo de bom, passa no meu blog que tem um selinho para voce, bjos sandra

    ResponderExcluir
  4. Lindas essas almofadas, simplesmente amei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga
    Adorei!!!! ficou linda
    Beijinhos ^_^

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga
    Adorei!!!! muito linda
    Beijinhos ^_^

    ResponderExcluir
  7. Olá, Roberta!
    Seja bem-vinda a Rota Mundial do Crochê .
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria